O guia mais fácil para anúncios do Facebook em 2022: modelos, dicas e ideias profissionais

Publicados: 2022-08-06

Você pode ter a estratégia perfeita de SEO , mídia social e marketing por e- mail , mas se você não está investindo em anúncios do Facebook para o seu negócio, está deixando dinheiro na mesa. Bilhões de pessoas usam a plataforma todos os dias, e criar conteúdo sob medida para elas é uma das melhores maneiras de fazê-las falar sobre sua empresa e comprar produtos de você. Além disso, o Facebook possui análises robustas , que fornecem uma visão aprofundada sobre exatamente o que está funcionando e o que não funciona, para que você possa modificar suas campanhas e replicar o que funciona para aumentar seus lucros.

No entanto, começar a usar o Facebook não é fácil, por isso criamos um guia completo que o ajudará a entender tudo, desde como anunciar no Facebook até criar anúncios no Facebook em menos de 10 minutos usando o editor de vídeo do InVideo do Facebook .

Aqui está o que é abordado neste artigo:

- Como executar anúncios do Facebook para o seu negócio
- Principais dicas para veicular anúncios do Facebook
- Principais ideias de anúncios do Facebook
- Como criar anúncios do Facebook em minutos usando o InVideo
- Empacotando

Vamos começar aprendendo como veicular anúncios do Facebook para sua empresa.

Como executar anúncios no Facebook para o seu negócio

Os anúncios do Facebook são, de longe, uma das maneiras mais acessíveis e eficazes de anunciar sua empresa. E para aproveitar ao máximo esses anúncios e impulsionar as vendas, você precisa aprender a usar os anúncios do Facebook seguindo as etapas abaixo.

Passo 1: Escolha um objetivo

Um objetivo de anúncio é a meta de marketing ou a ação que você deseja que as pessoas realizem quando virem seu anúncio. Portanto, é muito necessário escolher o caminho certo para comunicar a mensagem certa e a voz da marca ao público. Aqui estão três objetivos nos quais a maioria dos anúncios se baseia:

#1 - Conscientização

Se você deseja que seu público saiba mais sobre seu negócio e como você pode agregar valor à vida deles, seu objetivo de marketing é aumentar o reconhecimento da marca. Este é um anúncio de topo de funil em que você alcança todos os interessados ​​em sua categoria de negócios.

Por exemplo, se você está lançando seu negócio de cosméticos ecologicamente corretos, usando o objetivo de conscientização, você pode criar campanhas publicitárias que podem mostrar seus produtos e seus recursos exclusivos – como produtos 100% veganos e ecologicamente corretos com embalagens sem desperdício.

Os vídeos são uma das formas de anúncios mais impactantes para criar reconhecimento de marca. Na verdade, os vídeos ajudaram as marcas a melhorar seu reconhecimento em 54% e obter 66% mais leads qualificados porque comunicam o que seu produto ou serviço faz de maneira envolvente e memorável. Se você deseja criar vídeos envolventes para divulgar sua empresa, o editor de vídeo on-line do InVideo é sua melhor aposta. Ele fornece vários modelos e muitos outros recursos que podem ajudá-lo a criar vídeos impressionantes em menos de 10 minutos.

Objetivo do FB - Conscientização

#2 - Consideração

Se você deseja que seu público dê o próximo passo e interaja com sua empresa buscando mais informações e interagindo com você em seu site, aplicativo ou em seu Messenger, seu objetivo de marketing é incentivar seu público a considerar investir seu tempo com seu o negócio.

Este é um anúncio no meio do funil em que você restringe seu público-alvo a pessoas que irão interagir e se envolver com você.

Por exemplo, se você quiser que seu público saiba mais sobre seus cosméticos ecologicamente corretos – como eles são feitos, a história da marca, que variedade de produtos você oferece etc., você pode criar campanhas publicitárias para direcionar seu público-alvo para o seu site e incentivá-los a aprender mais.

Objetivo do FB - Consideração 

#3 - Conversão

Se o público interessado se engajou com sua empresa e demonstrou interesse no valor que você fornece, seu próximo objetivo de marketing deve incentivá-lo a comprar ou usar seu produto. Esta é a parte inferior do anúncio de funil onde sua campanha visa a conversão.

Por exemplo, apresentar seus melhores produtos e oferecer um cupom de desconto ou uma oferta de primeira compra incentivará seus clientes a comprar seu produto.

Objetivo do FB - Conversão

Etapa 2: selecione seu público

O tipo de pessoa que seu anúncio está segmentando é chamado de público-alvo. Dependendo dos objetivos que discutimos acima, o público é dividido nos três grupos a seguir:

1. Público-alvo principal

Se você nunca executou anúncios para sua empresa antes, começará com seu público-alvo principal. Esse tipo de público pode ser criado usando os critérios fornecidos na tabela abaixo.

Público-alvo principal

2. Público Personalizado

Os públicos-alvo personalizados permitem que você alcance clientes que já demonstraram interesse em sua empresa. Podem ser pessoas que visitaram seu site ou usaram seu aplicativo. A tabela abaixo explica os vários tipos de públicos personalizados em detalhes.

Listas de Contatos

Conecte-se com clientes e contatos no Facebook usando listas de e-mail ou informações em seu CRM

Visitantes do site

Use o Pixel do Facebook para configurar um público personalizado de pessoas que visitam seu site

Usuários do aplicativo

Use o SDK do Facebook para criar anúncios relevantes que levem as pessoas a realizar ações no aplicativo, como visualizar um item ou fazer uma compra

3. Público Semelhante

Público semelhante é um grupo de pessoas que são semelhantes aos seus clientes atuais. Você pode dar ao Facebook um público de origem composto de 1.000 a 5.000 pessoas, que pode ser usado para alcançar pessoas com interesses semelhantes. Ao escolher um público semelhante, você também pode definir um intervalo de porcentagem para determinar o quão semelhante seu novo público será ao seu público-alvo, dependendo de suas metas de negócios. Um intervalo menor resulta em um público restrito, enquanto uma porcentagem maior resulta em um público mais amplo.

Etapa 3: decida onde exibir seus anúncios

Com base no seu objetivo, você pode veicular os anúncios em várias plataformas, como Facebook, Instagram e Messenger. Aqui estão os posicionamentos de anúncios mais comuns que o Facebook oferece.

#1 - Feed do Facebook

Os anúncios de feed aparecem quando as pessoas estão percorrendo seus feeds de caixa de entrada, desktop ou celular. Aqui está uma tabela que explica melhor esse posicionamento.

Tipos de anúncios

Aparecer quando as pessoas acessam

Feed de notícias do Facebook

Facebook através de um navegador de desktop ou móvel.

Feed do Instagram

Instagram em dispositivos móveis e dispositivos

Mercado do Facebook

Marketplace na página inicial ou no aplicativo

Vídeos do Facebook

Vídeos orgânicos no Facebook Watch e no feed de notícias do Facebook

coluna direita do facebook

Facebook em seu computador

Explorar Instagram

Uma foto ou vídeo enquanto navega pelo Instagram Explore

Loja do Instagram

Aba Loja do Instagram

Caixa de entrada do Messenger

A guia inicial do Messenger

Feeds do Facebook e Instagram

#2 - Histórias

Um anúncio vertical em tela cheia aparece quando as pessoas abrem suas histórias no Facebook, Messenger ou Instagram.

anúncio vertical em tela cheia no Facebook, Messenger ou Instagram.

Os anúncios de história em vídeo começaram a decolar na plataforma, pois são mais envolventes, criam uma conexão com seu público e ajudam você a obter mais conversões em comparação com outros formatos de anúncio que não são em vídeo. Você pode criar um anúncio de história em vídeo em menos de 5 minutos usando o modelo de histórias do Facebook do InVideo .

- In-Stream: esses anúncios aparecem antes, depois ou enquanto você assiste a um vídeo do Facebook ou Instagram Reels ou vídeo.
- Anúncios de pesquisa: semelhantes aos anúncios PPC do Google, esses anúncios aparecem ao lado de resultados relevantes do Facebook e do Marketplace.
- Mensagens patrocinadas do Messenger: as mensagens patrocinadas permitem que você envie descontos, promoções e ofertas para pessoas que interagem com sua empresa no Facebook por meio do Messenger. Confira esta página para saber mais sobre as Mensagens Patrocinadas do Facebook.
- In-Articles: são anúncios otimizados para dispositivos móveis que permitem que os editores distribuam anúncios interativos de carregamento rápido para o aplicativo do Facebook. Semelhante aos anúncios de feed, você também pode selecionar o posicionamento desses anúncios no aplicativo do Facebook e no site para computador. Se você quiser saber mais sobre esse tipo de anúncio, confira esta página no Facebook.
- Aplicativos: esses tipos de anúncios aparecem em aplicativos externos e ajudam você a alcançar pessoas que acessam aplicativos fora do Facebook e Instagram por meio da rede Audience. Você pode exibir anúncios da rede de público-alvo apenas para alguns objetivos. Aqui estão os diferentes tipos de anúncios da rede de público-alvo.

Nativo

Esses anúncios são integrados ao site como parte da experiência do usuário.

Bandeira

Anúncios menores que aparecem na parte superior ou inferior da tela

Intersticial

Anúncios que aparecem quando o usuário do aplicativo faz a transição entre duas tarefas

Anúncios em vídeo premiados

Anúncios que dão recompensas de jogos aos espectadores em troca de assistirem a anúncios em vídeo

Dica profissional : você pode criar anúncios em vídeo premiados atraentes usando a ampla biblioteca de modelos , adesivos e mídia de estoque disponíveis na biblioteca InVideo.

Você pode escolher a plataforma de anúncios e o posicionamento dependendo do objetivo do seu anúncio. Por exemplo, se seu objetivo fosse aumentar o reconhecimento da marca, você usaria os anúncios da rede de público-alvo. Quanto ao posicionamento, a opção mais fácil é deixar o Facebook escolher onde seu anúncio será exibido. Mas isso pode levar a um custo por conversão mais alto, portanto, confira este vídeo no posicionamento de anúncios do Facebook para obter mais informações.

Etapa 4: defina seu orçamento

Agora que você sabe quais posicionamentos de anúncios do Facebook podem funcionar melhor para sua empresa, você precisa ter uma estratégia de orçamento para garantir o retorno máximo dos gastos com anúncios. Para esse efeito, aqui estão algumas dicas que você pode seguir.

Dica nº 1 - Aloque seu orçamento de acordo com as etapas do funil

Considere em qual estágio do funil o público está e aloque seu orçamento de acordo. Como regra geral, você alocará mais orçamento para anúncios que resultarão em conversões. Portanto, você gastará mais em anúncios do fundo do funil (BOFU) e anúncios de retargeting, pois é mais provável que eles obtenham mais leads e conversões.

Dica #2 - Comece pequeno

Quando você está apenas começando no Facebook, aloque um orçamento pequeno e execute uma campanha de pequena escala para ver o desempenho do seu anúncio. Por exemplo, comece com um orçamento pequeno, como US$ 5, para ver o desempenho de sua campanha e dimensionar de acordo.

Dica nº 3 - Calcule seu retorno sobre gastos com anúncios

O retorno dos gastos com anúncios é a quantidade de receita que você gerou para cada dólar gasto em publicidade no Facebook.

Para calcular isso, você precisa pegar sua receita total (valor de compra) e dividi-la pelo gasto total com anúncios de sua campanha.

Portanto, se você vendeu 5 produtos, cada um custando US$ 20 de sua campanha de anúncios do Facebook em uma semana, sua receita será de US$ 100. Para fazer essas vendas, você gastou US$ 25 em publicidade no Facebook.

Isso significa que seu ROAS é:
100 ÷ 25 = 4x (onde x é o múltiplo de 1).

Simplificando, toda vez que você gasta um dólar em anúncios do Facebook, recebe US$ 4 em receita. Para tornar as coisas ainda mais simples, use uma calculadora de gastos com anúncios para entender quanto ROI você pode obter com seu investimento em anúncios do Facebook. Confira a Calculadora de gastos com anúncios da HubSpot .

Dica 4 - Marque o Otimizador de orçamento da campanha ao criar um anúncio

Infográficos sobre o Otimizador de orçamento de campanha

A otimização do orçamento da campanha usa seus gastos de orçamento com eficiência para obter os melhores resultados alinhados à sua estratégia de lances.

Painel de otimização do orçamento da campanha

Lembre-se de que a otimização do orçamento da campanha funciona no nível da campanha e, portanto, seus gastos em todos os anúncios e conjuntos de anúncios não serão iguais. O CBO analisará qual anúncio está com bom desempenho e tem mais potencial e gastará uma parte maior do seu orçamento. Embora isso reduza o custo por ação, resulta em um maior retorno dos gastos com publicidade (ROAS).

Como definir a estratégia de orçamento de anúncios do Facebook

Dica nº 5 - Teste seus anúncios

O teste ajuda você a descobrir o que funciona bem para sua empresa, para que você possa iterar sobre isso para obter mais leads por menos dinheiro. O método mais comum de teste de anúncios é o teste A/B ou teste A/B. Você pode conferir o vídeo abaixo para mais informações sobre isso:

Etapa 5: escolha seu formato

O Facebook oferece diferentes formatos de anúncios que funcionam muito bem em uma ampla variedade de dispositivos. Listamos os diferentes tipos de anúncios do Facebook abaixo.

- Anúncios de fotos: se você deseja melhorar o reconhecimento da sua marca e direcionar as pessoas para o seu site, o Facebook recomenda que você use anúncios de fotos. A melhor parte é que você pode criar esses anúncios rapidamente e ainda obter retornos, pois é eficaz em atrair a atenção do usuário.

- Anúncios em vídeo: Os anúncios em vídeo ajudam a aumentar o reconhecimento da marca e as vendas, portanto, eles devem fazer parte de sua estratégia de marketing de conteúdo pago . Muitas empresas não usam anúncios em vídeo porque acham que é caro e demorado. Mas nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

O Facebook permite que você promova anúncios independentemente do seu orçamento, e o InVideo permite que você crie anúncios em vídeo em menos de 10 minutos. Portanto, este é um formato que você definitivamente deve dobrar para o seu negócio. Aqui estão alguns modelos de anúncios do Facebook que você pode conferir.

- Anúncios de histórias: Os anúncios de história são divertidos e fazem as pessoas se sentirem conectadas à comunidade. E você deve usá-los se quiser promover seu produto, tornando-o uma parte nativa da experiência do seu público-alvo. Para criar anúncios de história incríveis, você pode usar os modelos de anúncio de história do InVideo que são atraentes e podem ser personalizados.

- Anúncios do Messenger: os anúncios do Messenger aparecem na caixa de bate-papo do seu público-alvo como um anúncio. É sua melhor aposta se você quiser interagir com os clientes em escala e aumentar suas vendas com os menores custos de campanha possíveis, os anúncios do Messenger são sua melhor opção.

- Anúncios em carrossel: os anúncios em carrossel são compostos por várias imagens e ajudam você a destacar todos os recursos do seu produto ou a promover vários produtos de uma só vez.

Passo 6: Faça seu pedido

O Facebook usa leilões de anúncios para determinar o melhor público possível para seus anúncios depois que você envia o anúncio. E para garantir que seu anúncio seja o vencedor, vamos entender os fatores que o Facebook usa para determinar os vencedores do leilão.

#1 - Seu lance

Ao criar um anúncio do Facebook , você está participando de um leilão global em que concorre com outros anunciantes para garantir que seu anúncio alcance seu público-alvo.

Embora o leilão não dependa apenas do lance mais alto, o Facebook quer saber o quanto você está interessado em exibir seu anúncio. Portanto, se você fizer um lance por um valor maior, o Facebook terá mais chances de exibir seu anúncio. Você pode permitir que o Facebook defina seu lance ou pode fazê-lo manualmente.

Escolher o lance automático será a opção mais segura se você é novo na veiculação de anúncios do Facebook, mas se você já conhece o terreno, deve escolher o lance manual.

Dica profissional de anúncios do Facebook

Nº 2 - Qualidade e relevância do anúncio

Uma das principais coisas que o Facebook procura em um anúncio é o quão relevante e útil ele é para seus usuários (seu público-alvo). Ele determina a relevância levando em consideração o número de cliques, visualizações de vídeo, instalações de aplicativos etc., e determinando o tipo de feedback que recebe do público. Por exemplo, se muitas pessoas clicarem em 'Não quero ver isso' em seu anúncio, o Facebook o mostrará para menos pessoas.

Se o diagnóstico de relevância do seu anúncio for alto, o Facebook exibirá mais anúncios para as pessoas. Você também pode conferir os dados da métrica de pontuação de relevância na coluna Desempenho em seu gerenciador de anúncios para verificar a relevância de seu anúncio.  

Otimização do orçamento da campanha

Também fizemos uma lista das 6 principais métricas do Facebook que as empresas devem acompanhar para ajudá-las a encontrar clientes em potencial no Facebook.

Nº 3 - Taxas de CTA estimadas

O Facebook estima as taxas de cliques mostrando seu anúncio para pessoas que ele sabe que têm mais probabilidade de se inscrever em um produto como o seu.

Por exemplo, se você estiver veiculando um anúncio de ração para gatos otimizado para conversão no site, ele exibirá seu anúncio para pessoas do seu público-alvo que tomaram essa decisão antes para verificar se elas clicarão em seu anúncio.

Se sua taxa de CTA estimada for baixa, o custo do seu anúncio do Facebook provavelmente será mais alto e talvez você precise aumentar seu lance para vencer o leilão.

#4 - Seu público-alvo

Seu público também desempenha um papel importante na determinação do custo do seu anúncio no Facebook. Quem é seu público-alvo e quão focado é o seu pool podem influenciar muito seus gastos com anúncios no Facebook. Isso ocorre porque muitas empresas estão tentando explorar o mesmo público-alvo.

Por exemplo, o custo de exibir seu anúncio para um público em São Francisco é muito maior do que exibir o mesmo anúncio para alguém na Indonésia.

A idade, sexo, localização do seu público-alvo e até mesmo seus interesses, comportamentos e conexões também desempenham um papel na determinação do custo do seu anúncio.

#5 - Alta temporada

Há meses no ano em que os custos com anúncios no Facebook são mais altos em comparação com os meses normais, como as festas de fim de ano. Isso ocorre porque o número de anunciantes direcionados a públicos semelhantes aumenta - tornando o custo da publicidade no Facebook mais alto.

Se você está planejando uma campanha em torno desse período, é importante deixar bem claro o seu retorno do investimento em anúncios (ROAS) devido ao aumento nos custos de anúncios do Facebook.

#6 - Posicionamento do seu anúncio

Onde seu anúncio é colocado no ecossistema e na rede de público do Facebook (que inclui Instagram e Messenger) é fundamental para saber quanto custará seu anúncio. Por exemplo, os anúncios de feed de notícias obtêm mais visibilidade do que os anúncios da coluna direita, então muitos anunciantes estarão disputando um lugar lá. Como resultado, os anúncios do feed de notícias serão mais caros do que os anúncios da coluna direita.

exemplo de anúncios de feed de notícias

Nº 7 - Otimização da entrega de anúncios

Quando você opta por otimizar a entrega do seu anúncio, o Facebook mostra seu anúncio para as pessoas do seu público-alvo com maior probabilidade de responder ao seu anúncio.

Por exemplo, se você clicar em 'Cliques no link', o Facebook mostrará o anúncio para as pessoas do seu público-alvo que provavelmente clicarão no link com base em seu comportamento anterior.

Dica profissional de anúncios do Facebook

Quando você tiver seu anúncio todo preparado, você poderá enviá-lo. O anúncio vai a leilão para que possa chegar às pessoas certas. O Facebook agrupa anúncios que estão competindo pelo mesmo espaço de anúncio e leiloa o local. Bilhões desses leilões acontecem todos os dias, e o vencedor do leilão tem seu anúncio exibido para os usuários.

O vencedor é decidido com base no lance, na taxa de ação estimada e na qualidade do anúncio. Então, para ganhar um leilão, você deve maximizar seu desempenho em todos os três.

Etapa 7: monitorar o desempenho

Apenas lançar campanhas de anúncios comerciais no Facebook não significa necessariamente aumento de vendas ou aumento de engajamento. Você precisa monitorar e medir o desempenho dessas campanhas publicitárias para decidir se uma campanha publicitária em andamento deve continuar ou alterar seus planos. Aqui estão algumas métricas que ajudarão você a entender isso melhor.

Custo por clique (CPC): Este indicador detalha quanto dinheiro você gasta em cada clique no anúncio. O CPC de um vídeo é 10% de um anúncio gráfico ou carrossel. O CPC médio de um anúncio gráfico é de US$ 2, enquanto o de um anúncio em vídeo é de US$ 0,5 a US$ 0,15, segundo Damon, fundador da agência de marketing Aspiro. Você pode usar o criador de anúncios do Facebook do InVideo e usar modelos para criar anúncios em vídeo que também reduzirão seus gastos com anúncios.

CPM (custo por mil impressões): Este é o custo médio por mil impressões de anúncios, com base na exibição do seu anúncio pela primeira vez em uma sessão de navegação no Facebook. O Facebook pode cobrar de você com base no CPM, que é calculado como gasto com anúncios x 1.000 impressões totais, dependendo da sua meta.

Para diminuir seu CPM, você precisa fazer com que mais pessoas assistam seus anúncios, tornando-os mais atraentes. Como o Facebook prefere anúncios em vídeo e aloca mais espaço para isso, você precisa se concentrar na criação de anúncios em vídeo para diminuir seu CPM. É aí que entra o InVideo. Nosso criador de anúncios em vídeo do Facebook ajuda você a criar anúncios em vídeo envolventes que podem ajudar a diminuir seu CPM e, ao mesmo tempo, obter melhores leads.

Custo por ação (CPA): o Facebook cobrará de você cada vez que alguém realizar a ação que você deseja após visualizar seu anúncio. Isso mostra a eficácia da sua publicidade em levar os consumidores a agir.

Visualizações de vídeo e porcentagem de vídeo assistida: visualizações de vídeo e porcentagem de vídeo assistido (o vídeo é reproduzido em 25%, 50%, 75%, 95%, 100%) são métricas essenciais para acompanhar se você estiver executando anúncios em vídeo, pois informa o quão relevante seu anúncio é para seu público-alvo.

Taxa de conversão: essa métrica representa a porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio e fazem uma compra. Uma alta taxa de conversão indica que você está alcançando um público-alvo relevante e não está pagando mais por uma conversão.

Return On Ad Spend (ROAS): o ROAS é definido como a receita proveniente dos anúncios dividida pelo valor gasto nos anúncios e dá uma ideia dos lucros que você obteve pelo valor gasto.

Principais dicas para veicular anúncios do Facebook

Embora tenhamos abordado tudo o que você deve fazer neste guia de anúncios do Facebook , aqui estão algumas práticas recomendadas e dicas de anúncios do Facebook que melhorarão suas chances de conversão.

Dica nº 1 - Escolha o objetivo de campanha certo

Se você está apenas começando com os anúncios comerciais do Facebook , é melhor escolher visualizações de vídeo ou campanhas de tráfego, pois isso ajudará você a coletar mais dados sobre seu público, que pode segmentá-los com anúncios específicos. Eles também são econômicos em comparação com as campanhas de anúncios de conversão e são a melhor aposta para ajudar você a criar reconhecimento sobre sua marca. Você pode redirecionar o público-alvo que respondeu positivamente a esse anúncio.

Dica nº 2 - Evite pools de público super apertados

Você quer ter um público bastante amplo de pelo menos 250.000. Quando você escolhe um conjunto de públicos extremamente específico (20.000 ou menos), o Facebook acha muito difícil mostrar seus anúncios para as pessoas certas. Escolher um público amplo permitirá que o Facebook faça o trabalho árduo de encontrar as pessoas certas para o seu negócio.

Dica nº 3 - Use criativos de anúncios dinâmicos

Os anúncios dinâmicos permitem que você tenha vários criativos e cópias de anúncios diferentes, o que permitirá ao Facebook misturá-los e combiná-los e mostrá-los a diferentes públicos - permitindo que você teste vários criativos para ver qual funciona melhor. Você pode adicionar até 10 criativos diferentes e 5 opções de cópia.

De todos os diferentes formatos de anúncio, os anúncios em vídeo dinâmicos são os mais importantes, pois ajudam você a atrair o público e impedir que eles passem inconscientemente pelo seu vídeo porque parece um anúncio. No entanto, a maioria dos profissionais de marketing não faz do vídeo parte de sua estratégia de publicidade no Facebook porque acha que é demorado e caro. Mas o criador de anúncios do Facebook da InVideo tem milhares de modelos e ajuda você a criar anúncios em vídeo que chamam a atenção para usar como parte de seus criativos dinâmicos.

Dica nº 4 - Crie primeiro para dispositivos móveis

98% de todos os usuários do Facebook estão na plataforma a partir de seus dispositivos móveis. Isso significa que eles verão seu anúncio em um celular e não em um computador. Você deve estar ciente da aparência de seus anúncios em dispositivos móveis. Seus anúncios devem, portanto, ser otimizados para visualização silenciosa, bem como em telas de telefones celulares. Isso significa garantir a escolha da proporção correta e adicionar texto e efeitos sonoros de acordo. Aqui está um modelo que você pode usar para criar seu primeiro anúncio do Facebook compatível com dispositivos móveis e começar:

Dica #5 - Não coloque todo o seu dinheiro em anúncios pagos do Facebook

Quando alguém se envolve com sua empresa, é mais provável que verifique sua página do Facebook e outros canais sociais. Certifique-se de engajá-los com postagens orgânicas que agregam valor a eles. Segmente os clientes organicamente com conteúdo de valor agregado que cria um relacionamento de longo prazo com eles, complementando-o com anúncios pagos. O editor de vídeo do InVideo e o criador de anúncios do Facebook ajudam você a criar vídeos envolventes que você pode usar para fazer publicações e anúncios no Facebook para sua marca. Você também pode conferir neste blog os melhores horários para postar no Facebook , para que seus posts cheguem ao seu público quando ele estiver mais ativo.

Dica nº 6 - Use o remarketing do Facebook

Não deixe ninguém fora do gancho depois que eles se envolveram com o seu negócio. Certifique-se de acompanhá-los e redirecioná-los no Facebook com exatamente o que eles estão procurando. Aproveite ferramentas como anúncios dinâmicos, Públicos personalizados e Pixel do Facebook para redirecionar públicos que demonstraram interesse em sua empresa.

Por fim, não se esqueça de assistir a este vídeo, onde listamos os 5 erros de anúncios do Facebook a serem evitados em 2022 neste vídeo.

Agora que você conhece todas as dicas e truques para criar anúncios do Facebook que geram leads e conversões, vamos dar uma olhada nas principais ideias de anúncios do Facebook para criar anúncios que fisguem seu público e os motivem a agir.

Principais ideias de anúncios do Facebook

Aqui está uma lista de 14 ideias testadas e testadas que você pode usar se estiver planejando começar com os anúncios do Facebook.

1. Mostre as avaliações e depoimentos de seus clientes

Um relatório da wyzowl mostra que nove em cada dez clientes em potencial confiam no que os clientes dizem sobre uma empresa do que no que a empresa diz sobre si mesma. De acordo com a Spectoos , os clientes também tendem a gastar 31% a mais com uma empresa se ela tiver bons depoimentos e avaliações.

Então, não é surpreendente que depoimentos de clientes compensam alguns dos melhores tipos de anúncios do Facebook. As marcas podem usar anúncios que mostram clientes satisfeitos falando sobre o produto ou serviço, como ele melhorou suas vidas, o que eles gostam na solução etc.

Recomendamos o uso de depoimentos em vídeo para seus anúncios de depoimento, pois eles dão ao público uma aparência mais autêntica da sua marca. Eles podem, portanto, ajudar a estabelecer confiança e credibilidade com sua marca, como fizeram para os quiropráticos conjuntos.

O anúncio deles é emocionalmente carregado que fala sobre como a Joint Chiropractors ajudou a pró-atleta Susanna a patinar melhor e aliviar a dor na região lombar e no quadril que ocorre após um treinamento intenso. Susanna também fala muito sobre como a marca se preocupa genuinamente com sua saúde e como é um serviço muito acessível para qualquer pessoa.

No entanto, se você tiver apenas depoimentos em texto, também poderá criar um anúncio em vídeo juntando todos eles. Use este modelo abaixo, adicione seus próprios depoimentos, altere a marca, adicione um CTA no final e pronto.

Use este modelo

2. Ofereça um brinde

Ir diretamente para a venda é uma má ideia se o seu produto tiver um preço mais alto. E isso porque os clientes gostariam de levar mais tempo para considerar o produto antes de fazer a compra. De um modo geral, quanto maior o preço do seu produto ou serviço, mais pontos de contato você precisa em seu funil de marketing.

E, nesses casos, campanhas de marketing de conteúdo , como listas de verificação ou relatórios gratuitos, funcionam melhor. Eles atraem as pessoas interessadas em seu produto ou serviço, oferecendo a elas um ativo valioso gratuitamente. Você pode, então, nutrir esses clientes em potencial com mais informações sobre seu produto com uma campanha de gotejamento por e-mail.

Esses brindes também podem ser relatórios do setor que você publicou que estabelecem sua autoridade em seu nicho e geram mais reconhecimento no topo do funil para você com inscrições como o Hubspot fez.

Exemplo de anúncio do Hubspot no Facebook

3. Use o efeito antes x depois

Se você assistiu a anúncios de perda de peso no Facebook, deve saber que eles usam a técnica específica para mostrar o resultado de seus programas. Ao mostrar um resultado 'antes x depois' dos clientes, eles dão credibilidade aos seus anúncios e criam o desejo de ter o produto ou serviço no anúncio.

No entanto, essa técnica não se aplica apenas a anúncios de fitness . Ele pode ser usado em qualquer anúncio mostrando o ângulo do problema e o ângulo da solução para o produto ou serviço, assim como a ferramenta de gerenciamento de fluxo de trabalho ClickUp fez em seu anúncio.

O anúncio mostra como se pode ficar frustrado com o feedback desorganizado, ou seja, o estado anterior, e como o ClickUp pode ajudar as pessoas a manter tarefas, projetos e campanhas em um só lugar, o estado posterior.

Para tornar esses anúncios bem-sucedidos , primeiro você precisa identificar o problema que seu produto resolve e, em seguida, apresentar o problema usando elementos visuais em uma parte do anúncio (geralmente no lado esquerdo ou na primeira parte do anúncio) e a solução para o problema com elementos visuais na outra parte (geralmente no lado direito da segunda parte do anúncio).

E sua cópia deve abordar como seu produto ou serviço é a ponte entre os dois estados. No entanto, você deve ter cuidado para manter suas reivindicações muito realistas. Caso contrário, você pode perder credibilidade com seus clientes.

Para fazer um vídeo "antes x depois", use o modelo de portfólio de apresentação de slides fornecido abaixo e adicione as imagens ou imagens antes x depois para que os clientes possam ver como seu produto realmente causa impacto em suas vidas.

Use este modelo

4. Promova uma oferta por tempo limitado

Os anúncios de ofertas por tempo limitado no Facebook funcionam incrivelmente bem, pois dão aos clientes em potencial um motivo para comprar da sua empresa , impulsionando a urgência. As ofertas por tempo limitado são atraentes para os consumidores porque estão vinculadas ao tempo e acionam o medo de perder (FOMO) dos consumidores para aumentar as vendas.

No entanto, para que sua oferta por tempo limitado seja eficaz, você deve definir claramente o tempo de oferta. Embora CTAs como "Act Now" ou "While Supplies Last" sejam bons, eles não são definitivos e têm um cronograma claro. Ao promover uma oferta por tempo limitado, você precisa especificar quanto tempo ela durará se for apenas por um dia, uma semana ou uma temporada.

Além disso, embora seja bom ter vendas de vez em quando para aumentar as vendas , você deve especificar a ocasião para a qual está anunciando a venda. Isso porque as pessoas só vão agir quando confiarem na sua oferta. E dizer às pessoas por que você está anunciando a oferta é uma maneira de fazer isso.

A Freshworks fez um bom trabalho em seu anúncio, informando por que está anunciando um desconto de 60% em suas assinaturas. O anúncio também traz uma luz positiva para a marca, mostrando como eles se preocupam com seus clientes e entendem o sofrimento que pequenas e médias empresas passaram em meio à pandemia.

Para criar um anúncio de oferta limitada, use o modelo InVideo, substitua as imagens padrão por imagens de produtos do seu repositório, explique por que você está oferecendo a oferta por tempo limitado e adicione os detalhes da oferta no anúncio para que as pessoas cliquem nele.

Use este modelo

5. Anuncie um evento

Anunciar um evento no Facebook é uma das melhores maneiras pelas quais as empresas B2B podem gerar leads e fazer com que as pessoas se interessem por seu produto ou serviço. As marcas B2B podem adicionar pessoas que se cadastram em seu banco de dados e nutri-las por meio do processo de vendas.

Um estudo por gráficos de marketing mostra que cerca de 64% das empresas B2B hoje usam eventos para obtenção de leads. O conselho CMO da Event Marketers Association também afirma que os eventos servem ao mesmo propósito que as feiras da década anterior.

E a maneira mais fácil de começar com os eventos é criando um evento no Facebook e veiculando anúncios para eles para atrair o interesse das pessoas e coletar leads, assim como o Support Logic fez com seu anúncio.

Ele fala sobre o evento SX Live, onde eles chamam todas as empresas com visão de futuro (observe como eles usaram qualificadores em sua cópia) para participar de seu evento sobre 'experiência de suporte ao cliente' e rede com líderes e visionários de empresas de renome, incluindo, Google , Salesforce, Zendesk, etc.

Para anunciar seu evento com um anúncio, use o modelo InVideo abaixo, adicione uma breve introdução ao seu evento e mostre por que as pessoas devem se interessar por ele usando estatísticas e adicionando destaques sobre os palestrantes. Termine com um CTA convincente. Você também pode promover seu evento no grupo do Facebook que você criou para negócios.

Use este modelo

6. Apoie uma causa

Os consumidores de hoje são socialmente conscientes e optam por comprar de empresas que são orientadas por propósitos e optam por se preocupar em causar um impacto social ao mesmo tempo em que obtêm lucros. Tanto que muitas estatísticas apontam que a sustentabilidade de um negócio depende de sua capacidade de ser humano, conectar e mostrar que se importa.

Os funcionários de hoje também não estão motivados a trabalhar apenas pelos benefícios monetários de uma empresa. They want to know and understand your product/service and if it's bringing about a meaningful change in the lives of people who consume it. Plus, when you call out the causes you support, you're also likely to attract the right people to your company and bring together people who're passionate about similar values.

When you support a social cause and put it at the heart of your business, it becomes a part of your brand narrative, a reflection of your values and what your brand stands for. This allows your brand to stand out in a crowded market and attract people who gravitate towards the causes you support, just like Microsoft did.

They created an ad that shows them supporting Bronx LGBTQI+ nonprofit Destination Tomorrow with new Tech. It shows how the nonprofit wants to create an affirming safe space for this community and how Microsoft's Empower Possibilities program allowed them to come one step closer in their mission.

To create an ad like Microsoft, research the local cause-based organizations in your area first. Then, reach out to them and show your support by sponsoring their events or tailoring your products for them as Microsoft did. To create a video for your ad, modify the template given below with pictures of your contributions and testimonials from the organization to boost awareness for the cause and your brand.

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7. Conduct free webinars

Webinars are the best way to draw people to your brand and nurture them down the funnel in 2022. Free Webinars that provide to your target audience is a great way to attract people to your brand. They build awareness for your product or service and get you seen as the authority in your space.

You can run webinar ads to a cold audience and get them interested in your brand. However, the best way to use webinars is to retarget people who have already shown some interest in your product or service with a high-value webinar like Canva did.

Canva - FB ad example on free webinar

They collected insights from their audience and customers about the topics they were interested to learn more about and used those topics for their webinars. They then heavily promote the webinar and also ask the audience to tell them future topics they might be interested in.

The ad helps Canva establish their brand for designers and also creates more awareness about their tool in the audience. Very often, they also invite influencers and authoritative figures in the industry to run these webinars. This form of 'vanity marketing' also brings along the influencers community to the brand platform and further ads to the brand equity.

To promote the webinar like Canva does, use the InVideo template given below and tell your audience why they should attend, add some stats about the speaker to boost credibility and end the ad with the timings, link, and compelling CTA. And if you've got a Facebook group like Canva, make sure you promote your webinar there as well.

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8. Create a product comparison ad

Earlier, customers would visit multiple stores to compare product features and get them at a reasonable price. Now, the same consumers use the internet to engage in comparison shopping as they want to make an informed decision after evaluating their choices.

And if you want to convince such shoppers that your product is the better choice, you'll need to create a comparison ad highlighting the best features of your product like The Dollar Shave Club does.

The ad doesn't take a dig at their competitors but explains how their 6-blade razors eliminate problems better than other razors. It also offers social proof with testimonials and uses a “free shipping” option to get viewers to take the final leap and purchase their kit.

Making a product comparison ad that sells is easy. All you've got to do is research the problems your customers face and highlight how you bridge the gap better than your competition does. You can also ask customers to shoot a testimonial video beforehand so you can use the snippets like the Dollar Shave Club does. Just ensure that these testimonials are relevant to the features you're highlighting in the ad.

Once you've shot the video, add the product's video and testimonials into the template given below and use the text features and stock media to highlight your product's features and create your ad. You can also add a limited-time offer or discount, so people place an order right away.

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9. Promova menções à imprensa

Embora o marketing orgânico seja uma ótima estratégia para melhorar seus rankings de busca, leva muito tempo para mostrar resultados significativos para sua marca. É aqui que entram as menções da imprensa. Elas ajudam você a obter um backlink de um site de alta autoridade, o que ajuda sua empresa a obter exposição instantânea, melhora o reconhecimento da marca e, finalmente, melhora suas vendas.

E promover menções na imprensa para sua comunidade por meio de um anúncio no Facebook como o Tofurkey apenas multiplica os benefícios mencionados acima. O anúncio mostrado abaixo promove o artigo da Time em que eles foram mencionados. Ele aumenta a credibilidade da marca e abre caminho para que mais pessoas conheçam os valores e serviços da marca, pois o artigo vem de uma marca conhecida como a Time.

Exemplo de anúncio no Facebook de Tofurkey

Para criar um anúncio promovendo um Press Release, comece com um gancho para chamar a atenção dos leitores ou destaque citações importantes da sua empresa na legenda para deixar os leitores curiosos e ganhar um clique.

Se você quiser exibir vários comunicados à imprensa para melhorar o reconhecimento da sua marca, modifique o modelo de apresentação de slides de destaques de notícias InVideo fornecido abaixo para adicionar recortes ou imagens de vídeo das notícias nas quais você foi mencionado.

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10. Fornecer conteúdo educacional

Os consumidores são bombardeados com conteúdo promocional todos os dias, e essa exposição repetida faz com que eles percam o interesse pelos anúncios e parem de prestar atenção neles. Naturalmente, isso significa que eles vão pular qualquer coisa que pareça um anúncio, então você precisará melhorar seu jogo para ser notado pelo seu público-alvo. E a melhor maneira de fazer isso é promover conteúdo educacional.

Como o conteúdo é algo que seu público-alvo já está procurando, ele ajuda a aumentar a interação com o cliente, melhorar o reconhecimento da marca e aumentar a fidelidade do cliente.

Aqui está um desses anúncios da Bolden que começa com um gancho sobre lavar o rosto corretamente e passa a usar perguntas para educar o público sobre produtos de limpeza. Como fornece informações valiosas aos espectadores sem vender para eles imediatamente, o público-alvo estará mais inclinado a confiar neles e comprar deles no futuro.

Para criar um anúncio como o Bolden, pesquise as perguntas que seu público-alvo está fazendo e forneça conteúdo independente do produto que responderá às perguntas ou resolverá o problema. Em seguida, use um modelo InVideo como o fornecido abaixo para adicionar seu conteúdo e imagens e termine com um CTA sutil que estimula os clientes em potencial a conferir seu produto.

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11. Crie entretenimento para vender

Adicionar entretenimento aos seus anúncios ajuda as pessoas a pensarem no seu produto com frequência. E esse reconhecimento aprimorado da marca ajuda a aumentar as vendas, pois as pessoas estão mais propensas a comprar seu produto se estiverem familiarizadas com ele e o conhecerem bem.

Aqui está um exemplo de um anúncio divertido da Squarespace que adiciona seu próprio toque ao popular trava-línguas “Sally vende conchas” e mostra como a criação de um site da Squarespace ajudou Sally a expandir seus negócios e aumentar sua clientela. O anúncio funciona porque as pessoas já estão familiarizadas com o trava-línguas e Zendaya, então é mais provável que associem a marca a ela e, eventualmente, assinem.

Você não precisa atrair celebridades para criar um anúncio como o Squarespace. Você também pode acessar as tendências populares no Instagram e no TikTok para criar um anúncio memorável. Veja um exemplo de um modelo de tendências InVideo que o ajudará.

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12. Colabore com páginas populares

Criar reconhecimento de marca suficiente é o primeiro passo para gerar mais vendas e leads para qualquer negócio. Mas as empresas muitas vezes lutam para melhorar o reconhecimento da marca por meio de anúncios porque a maioria das pessoas os ignora.

A melhor maneira de resolver esse problema é colaborar com páginas populares que seu público-alvo segue e promover o conteúdo que eles criam para seus seguidores (seu público), como o Starbucks Blend faz.

Neste anúncio, a rede de cafeterias faz parceria com a Tastemade Home, uma página que publica conteúdo relacionado à decoração da casa para mostrar às pessoas como um cantinho de café Starbucks em sua casa atualizará seu espaço de trabalho.

Como os seguidores da página já gostam do conteúdo que publicam e até estão ansiosos por ele, será menos provável que pulem o anúncio, pois ele se concentra mais no design de um espaço de trabalho e menos na marca. Isso ajuda a melhorar o reconhecimento da marca porque as pessoas começam a ver os grãos de café como um item obrigatório em seu espaço de trabalho para melhorar seu dia.

Então, alcance as páginas populares que seu público segue, lance seu produto e como ele beneficiará o público deles para obter uma colaboração. Aqui está um modelo de promoção de produto que você pode usar para enviar uma mensagem de vídeo que se destaque e explique seu produto com clareza. Tudo o que você precisa fazer é adicionar algum texto para destacar os recursos e benefícios de maneira nítida.

Use este modelo

13. Use o marketing de quiz

O marketing de questionário não é novo. Marcas como a Sephora o usam há muito tempo para coletar dados e fornecer aos clientes recomendações relevantes de produtos. Em outras palavras, eles coletam dados de terceiros diretamente do consumidor para criar experiências personalizadas, melhorar o envolvimento do cliente e aumentar sua lista de e-mail e vendas.

Agora, você pode se perguntar por que os clientes estão dispostos a fazer um teste e compartilhar voluntariamente seus dados. E a resposta é simples - os questionários são divertidos e criam um senso de curiosidade que obrigará os usuários a respondê-los para que possam ver seus resultados.

Portanto, criar questionários é uma estratégia de marketing eficaz e você deve promovê-los como o Bookfinity faz neste anúncio. Ele chama os amantes de livros e pede que eles façam um teste de personalidade que os ajudará a encontrar sua próxima leitura com facilidade.

Para promover seu questionário online, modifique o modelo de questionário para criar um anúncio de apresentação de slides simples, como o Bookinfinity, usando o modelo InVideo fornecido abaixo. Adicione texto e adesivos para dizer ao seu público-alvo por que eles devem fazer o teste para incentivá-los a fazer o teste.

Use este modelo

14. Promova memes relacionados ao seu negócio

Como você cria um anúncio que não parece um anúncio?

A resposta é usar memes . Muitas empresas começaram a se entregar ao marketing de memes, pois os memes já são populares e muitas pessoas se conectam a eles. Também melhora a popularidade da marca e faz com que mais pessoas sejam leais à sua marca.

Aqui está um ótimo exemplo de um anúncio de marketing de meme da marca de shake de proteína à base de plantas Soylent. O anúncio chama a atenção do leitor e o educa sobre o excelente sabor do produto e outros benefícios para a saúde que resultam do seu uso.

exemplo de um anúncio de marketing de memes

Para criar memes para o seu negócio, pesquise os modelos populares e entenda o contexto deles para usá-los em sua marca. Você também pode pegar pontos de dor específicos como o Soylent faz acima e transformá-los em anúncios. Você também pode usar o gerador de memes gratuito do InVideo para criar memes de vídeo para sua empresa.

Como criar anúncios do Facebook em minutos usando o InVideo

Agora que vimos diferentes ideias de anúncios do Facebook e como executá-los no Facebook, vamos aprender como criar anúncios do Facebook usando o InVideo.

Passo 1: Vá para o criador de anúncios de vídeo do Facebook do InVideo e selecione a proporção desejada para iniciar o editor. Escolhemos uma proporção de 9:16 para este guia, mas você também pode escolher a proporção de 1:1 e a proporção de 16:9, dependendo do formato do anúncio.

Como criar anúncios do Facebook usando InVideo - Etapa 1

Etapa 2: use a barra de pesquisa para encontrar o modelo desejado e selecione o modelo desejado clicando em Usar este modelo.

Como criar anúncios do Facebook usando InVideo - Etapa 2

Etapa 3: Depois que o modelo for carregado, edite o texto clicando duas vezes nele.

Como criar anúncios do Facebook usando InVideo - Etapa 3

Etapa 4: Em seguida, clique no botão Carregar mídia , selecione a mídia que deseja carregar e arraste e solte-a na tela para carregá-la. Se desejar substituir a mídia, clique na opção Substituir para adicionar sua imagem.

Como criar anúncios do Facebook usando InVideo - Etapa 4

Etapa 5: Em seguida, substitua a faixa de música clicando na guia Música , selecionando uma faixa e escolhendo Substituir música.

Como criar anúncios do Facebook usando InVideo - Etapa 5

Etapa 6: quando estiver satisfeito com as edições, clique em Baixar e compartilhar para importar o vídeo.

Como criar anúncios do Facebook usando InVideo - Etapa 6

Empacotando

Os anúncios do Facebook ajudam você a obter mais visibilidade para sua empresa, obtendo mais tráfego para seu site e mais visualizações para seu conteúdo do Facebook. Cobrimos tudo o que você precisa, desde as melhores dicas de anúncios do Facebook até como criar um anúncio do Facebook em menos de 10 minutos usando o Criador de anúncios do InVideo para ajudá-lo a criar anúncios vencedores que ajudam você a expandir seus negócios.

Se você achou este artigo útil e deseja começar a alavancar o Facebook para o seu negócio, você definitivamente vai querer conferir nossos guias sobre como construir uma comunidade de geração de leads no Facebook a seguir.

E se você preferir aprender por meio de vídeos, confira nosso canal do YouTube , onde compartilhamos dicas e truques diários de criação de vídeos, as últimas tendências e ideias de vídeos e ajudamos você a ganhar mais dinheiro como criador de vídeos.

Este post foi escrito por Mrignayni e editado por Adete do Team InVideo