Como aumentar o RPM do AdSense? 19 dicas para editores

Publicados: 2023-05-26

Maximize seu RPM do AdSense com estas 19 dicas essenciais para editores. Melhore o posicionamento do anúncio, segmente palavras-chave de alto pagamento, otimize a velocidade da página e muito mais. Aumente seu potencial de receita hoje!

O RPM do Google AdSense é uma das principais métricas de desempenho que os editores costumam buscar. Aqui, uma grande dificuldade que os editores enfrentam é a natureza flutuante do RPM como uma métrica. Um dia, pode disparar para o alto e, no outro dia, pode cair no chão.

Seja qual for o caso, uma coisa é certa, mais e mais editores estão monetizando seu conteúdo com o Google Adsense, e a concorrência será acirrada. De fato, até o final de 2026, os gastos com publicidade digital chegarão a US$ 876 bilhões em todo o mundo, e o Google será dono de 92,21% disso.

RPM do Adsense
Gastos com publicidade digital em todo o mundo de 2021 a 2026

Quando se trata do RPM do AdSense, é difícil prever qualquer tendência. É por isso que a maioria dos editores do Google AdSense acaba se perguntando: "Como aumentar o RPM do AdSense?"

Além disso, muitos editores tendem a confundir RPM com CPM, complicando as coisas.

Antes de passar para as dicas sobre como aumentar o RPM do Google AdSense, vamos falar sobre o que é RPM e como ele difere do CPM.

Leia também: Google AdSense: guia para melhorar sua receita existente

Índice:

O que é RPM do Adsense?

O RPM do Adsense é uma métrica chave exclusiva do Google Adsense. Ele foi projetado para avaliar os ganhos estimados que um editor pode gerar para cada 1.000 impressões de anúncios. Esse indicador permite que os editores compreendam a receita média obtida por mil visualizações, oferecendo uma ferramenta valiosa para avaliar a eficácia de sua estratégia de monetização do Adsense.

Como é calculado o RPM do Adsense?

A RPM do AdSense é determinada dividindo seus ganhos estimados pelo número de visualizações de página que você recebeu e, em seguida, multiplicando o resultado por 1.000. A fórmula para calcular a RPM do AdSense é direta:

Veja como você pode calcular o RPM do Adsense:

RPM do Google AdSense = (ganhos estimados / número de exibições de página) * 1.000

Suponha que seu site tenha ganhos estimados de $ 1.500 e receba 200.000 visualizações de página.

Nesse caso, o RPM do AdSense seria (US$ 1.500 / 200.000) * 1.000. O RPM nesse cenário seria de US$ 7,50.

O que é RPM de página x CPM?

como aumentar o RPM do adsense: RPM da página vs CPM

Como dito acima, RPM é a receita estimada que você ganhará pelo número de visualizações na página do seu site. O CPM (custo por mil impressões), por outro lado, é o custo que o anunciante paga por 1.000 impressões.

Basicamente, o CPM é uma métrica centrada no anunciante/comerciante que muitas vezes é mal interpretada pelos editores da web. A RPM destina-se a fornecer aos editores um senso de direção sobre quanto eles podem ganhar com o valor recebido pelas impressões de anúncios.

Os exemplos a seguir fornecerão uma melhor compreensão da diferença entre essas duas métricas.

Digamos que sua receita estimada seja de US$ 1.000 para 10.00.000 visualizações de página. Portanto, seu RPM deve ficar assim:

como aumentar o RPM do adsense: fórmula RPM

→ 1.000 / 10.00.000 * 1.000 = $ 1 RPM

Agora, digamos que o orçamento da campanha do anunciante seja $ 500 e você tenha recebido 5.00.000 impressões de anúncios. Portanto, seu CPM deve ser semelhante a:

fórmula de CPM

→ 500 / 5.00.000 * 1.000 = $ 1 CPM

Agora que a confusão sobre RPM e CPM foi esclarecida, vamos ver por que o RPM do Adsense é importante.

Por que o RPM do Adsense é importante?

Em primeiro lugar, o RPM do Adsense serve como um indicador vital da eficácia com que um site monetiza seu tráfego. Para os editores que confiam no Google Adsense para geração de receita, é importante que eles tenham uma compreensão justa de quanto dinheiro vão ganhar. E o Adsense RPM pode ser de grande ajuda para isso.

Ele fornece aos editores dados acionáveis ​​para refinar sua estratégia de monetização. Ao analisar os dados de RPM, eles podem identificar os tipos de conteúdo que atraem o tráfego direcionado e os anúncios que pagam mais e ajustar sua estratégia de conteúdo de acordo.

Agora, vamos voltar ao cerne da questão e nos aprofundar em como aumentar seu RPM do Google Adsense.

Como aumentar o RPM do AdSense?

Existem várias maneiras de começar a experimentar quando falamos em aumentar o RPM. Discutimos dezenove maneiras que lhe darão uma ideia sobre como aumentar o RPM.

Ao percorrer a lista, você notará que todos os pontos são interdependentes e aconselhamos que você considere todos eles para obter melhores resultados.

Leia também – 10 maneiras de otimizar o AdSense para obter mais receita .

1. Aumente o tráfego direcionado

Atrair tráfego de alta intenção e bem direcionado é a chave para começar a usar a gama RPM do AdSense. Uma grande quantidade de tráfego relevante levará à manutenção de CPMs de melhor valor, o que, por sua vez, resultará em RPM mais alto.

A segmentação contextual está se tornando importante na indústria de tecnologia de anúncios a cada dia, portanto, como editor, você deve prestar atenção a ela.

2. Fortaleça seu SEO

O SEO atende à pesquisa de acordo com a intenção. Portanto, para aumentar o tráfego relevante, o SEO deve ser a prioridade. Você pode obter usuários de qualidade para o seu site por meio de pesquisa e a proficiência em SEO ajuda você a conseguir isso.

Trabalhe em todos os aspectos do SEO do seu site, como experiência do usuário, velocidade do site e muito mais. Trabalhar apenas na velocidade do site pode trazer resultados frutíferos, pois ajuda a reduzir a taxa de rejeição. Consequentemente, seu site aparecerá nas primeiras páginas do mecanismo de pesquisa, o que levará a mais tráfego e isso significa mais visibilidade do anúncio.

Na verdade, estudos mostraram que sites que carregam em um segundo aumentaram sua taxa de conversão em 39%. É importante observar, no entanto, que otimizar a velocidade de carregamento da página é apenas um aspecto de uma estratégia abrangente de SEO. Há muito mais a fazer, então certifique-se de não perder a estratégia de SEO do seu site.

3. Melhore o índice de qualidade do conteúdo

O próximo passo depois de ter visitantes em seu site é fazer com que eles permaneçam. Certifique-se de que seu conteúdo ou curadoria de conteúdo não repele seus visitantes. Navegue pelo seu próprio site como usuário e pergunte a si mesmo se o seu conteúdo faz 100% justiça ao contexto de pesquisa.

4. Aposte em palavras-chave CPC de valor real

Depois do orgânico, você tem que fazer um esforço pago. Encontre palavras-chave de CPC de alto pagamento que também estejam sincronizadas com o conteúdo que você publica em seu site. Ferramentas como Planejador de palavras-chave, Ahrefs e SEMrush ajudam você a descobrir as palavras-chave certas.

5. Use a segmentação por seção

Como você está aproveitando o conteúdo e a relevância, o uso do recurso AdSense de segmentação por seção pode ajudar a aumentar a relevância de seus anúncios, exibindo anúncios mais contextuais e com foco no conteúdo para os usuários.

#6 Use a segmentação geográfica

Quando você tem um forte controle sobre os anúncios contextuais, restringir a segmentação por geografia pode render ainda melhor. Por exemplo, se você sabe que a região dos EUA traz o tráfego mais relevante, considere restringir sua segmentação para esse local para obter melhores impressões.

7. Use o bloqueio de categoria

Se ainda não foi dito o suficiente, a relevância do anúncio e a receita andam de mãos dadas. O anúncio exibido pode exibir um bom número de impressões. No entanto, se for ao custo de um CPC/CPM muito baixo, considere aproveitar a seção de bloqueio em sua conta do Google AdSense e colocar a categoria em espera.

8. Supere sua experiência de usuário

A finalidade principal do seu site é veicular anúncios. Mas a principal área de foco de seus visitantes é o conteúdo. Portanto, é óbvio colocar os anúncios de forma que eles não prejudiquem a experiência de leitura dos visitantes. Mais uma vez, navegue pelo seu próprio site ou peça feedback ao seu colega. Em seguida, pergunte se você está fazendo 100% de justiça à experiência do usuário. Além disso, a experiência do usuário pode ser uma ótima maneira de aprimorar seu SEO.

9. Experimente com anúncios

Os formatos de anúncio que você escolhe para mostrar, o local onde você os coloca, sua proximidade com o conteúdo, a aparência dos anúncios e o número de anúncios que você mostra são aspectos importantes a serem considerados. Todos esses fatores ajudam os visitantes a compreender o quanto desejam se envolver com seu site; melhor tempo no local resulta em melhores CPMs.

10. Inicie lances de cabeçalho

O lance de cabeçalho é uma alternativa aprimorada à técnica tradicional de cascata do editor, em que cada solicitação de anúncio era transmitida de uma rede de anúncios para outra para taxas de preenchimento; e assim por diante. O lance de cabeçalho, por outro lado, intensifica a concorrência por seu inventário de anúncios e mantém altos CPMs, permitindo que você alcance vários parceiros de demanda simultaneamente.

11. Coloque na lista negra os de baixo desempenho

Reunir a lista e descartar os anunciantes com baixo desempenho (aqueles com CPC muito baixo) pode, na verdade, ser um acréscimo ao rendimento geral do anúncio. Além disso, você também pode impedir que seus concorrentes mostrem seus anúncios em seu site.

12. Experimente o YouTube AdSense

Hoje em dia, vídeos e anúncios em vídeo estão em alta. Portanto, se você é um editor de vídeo, não se esqueça de que sempre pode aproveitar a plataforma do YouTube para fazer uso eficiente de anúncios em vídeo, dependendo do seu tráfego e tipo de público. Fora isso, também vale a pena considerar os anúncios rich media.

13. Conserte todos os links quebrados

Se sua ferramenta para webmaster mostrar que você tem links quebrados, corrija-os imediatamente. Links quebrados têm um impacto gradual no SEO, o que pode afetar seu tráfego. O efeito pode passar despercebido, mas o ideal é cuidar dos links quebrados o mais rápido possível. Muitas ferramentas de verificação de links quebrados podem ajudá-lo a detectar links externos que você pode simplesmente remover.

14. Refaça a estrutura de rastreamento do seu site

Além dos links quebrados, a ferramenta para webmasters também permite analisar e reestruturar o método de rastreamento do seu site. Por ser uma ferramenta gratuita do Google, muitos editores já a utilizam.

15. Coloque anúncios entre o conteúdo

Os anúncios entre o conteúdo têm maior probabilidade de serem vistos conforme os visitantes estão lendo. Mas a alta frequência de anúncios pode levá-lo ao mar e arruinar a experiência também. Portanto, certifique-se de colocar um número ideal de anúncios em seu site.

16. Experimente anúncios gráficos e de texto ao mesmo tempo

Veicular anúncios gráficos e de texto individualmente é bastante comum. No entanto, alguns editores planejam meticulosamente a veiculação de anúncios gráficos e de texto juntos. Isso pode dar aos seus anúncios uma vantagem criativa e aumentar o RPM.

17. Otimize seu conteúdo

Se você estiver fazendo testes A/B com os formatos de anúncio, posicionamento ou outros fatores, certifique-se de não se apressar. Qualquer tipo de teste leva tempo para mostrar o efeito. Você precisa esperar pelo menos uma semana antes de verificar se as alterações estão funcionando melhor. Caso contrário, você sempre pode reverter a ação. Mas para obter resultados positivos, você deve certificar-se de nunca parar de experimentar diferentes fatores.

18. Continue procurando, rastreando e analisando

Por todos os esforços que você pode fazer - seja relacionado a SEO, conteúdo, formatos de anúncio, posicionamento de anúncio ou métodos de compra de anúncio, não se esqueça de que você deve acompanhar tudo o que está fazendo. Omitir até mesmo uma única atividade fornecerá a você um conhecimento impreciso e dificultará sua compreensão do que funcionou e do que não funcionou.

19. Corrija problemas técnicos para manter tudo funcionando

Por fim, você precisa corrigir todos os erros técnicos. Você pode estar trabalhando em SEO e conteúdo e todas as outras coisas de forma consistente. Embora, no final, não deva haver fins técnicos soltos que invalidem todos os seus esforços. Os aspectos técnicos mais comuns incluem correções de tempo de carregamento de páginas/anúncios e compatibilidade com dispositivos móveis.

Quanto RPM do Adsense é considerado bom?

Quando se trata de avaliar a qualidade do Adsense RPM (receita por mil), muitos fatores são levados em consideração. Esta é uma questão que muitas vezes engendra opiniões diversas e perspectivas multifacetadas. O conceito de um “bom” RPM do Adsense depende de vários fatores-chave, incluindo nicho, tráfego do site, posicionamento do anúncio e estratégia geral de monetização. Aqui estão alguns fatores que afetam o RPM:

Tráfego do site

Também é importante avaliar o RPM do Adsense no contexto do tráfego do site. Volumes de tráfego mais altos acompanhados de conteúdo atraente e usuários engajados geralmente geram números de RPM aprimorados.

Por outro lado, sites com tráfego direcionado e específico de nicho geralmente apresentam taxas de RPM mais favoráveis ​​do que aqueles com tráfego amplo e generalizado.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como o posicionamento dos anúncios pode afetar seu RPM do Adsense

Posicionamento do anúncio

Outro aspecto fundamental a considerar é o posicionamento do anúncio. A integração habilidosa de anúncios em locais estratégicos em todo o site pode afetar significativamente o RPM do Adsense. Posicionamentos de anúncios que se misturam naturalmente com o conteúdo, mantendo a experiência do usuário, podem melhorar as taxas de cliques e aumentar a receita geral.

Leia também – Onde colocar seus anúncios? Melhores estratégias de posicionamento de anúncios

Papel da estratégia de monetização

Além disso, a eficácia de sua estratégia geral de monetização também desempenha um papel importante na determinação de um RPM satisfatório do Adsense. O emprego de diversos fluxos de receita, como marketing de afiliados ou conteúdo patrocinado, em conjunto com o Adsense pode contribuir para ganhos gerais mais altos.

Agora falando apenas dos números:

  • Em um nível baixo, o RPM do Google Adsense pode variar entre US$ 2 e US$ 5.
  • Em uma extremidade média, o RPM do Adsense pode variar entre US$ 5 e US$ 10.
  • Por fim, na extremidade superior, o RPM do Adsense pode chegar a US $ 50 ou mais.

No entanto, isso depende totalmente do tipo de nicho. De acordo com a SEMrush, os melhores nichos nos EUA para o Adsense são seguros, educação online, marketing e publicidade, e a lista continua. Aqui está a lista para sua referência.

RPM do Adsense
Fonte da imagem – SEMrush

Por que o RPM da página muda ?

Seguir todas as práticas recomendadas para aumentar o RPM do AdSense é a melhor coisa. Mas quais são os fatores que afetam seu RPM do AdSense, tanto de forma positiva quanto negativa?

Existem duas métricas que influenciam o RPM da página.

CTR (taxa de cliques)

CTR é uma métrica de anunciante/marketing usada para calcular a porcentagem de cliques dividindo o número total de cliques em anúncios pelo número total de impressões de anúncios. Por exemplo:

→ 50 (cliques) / 800 (impressões) * 100 = 6,25% CTR

CPC (custo por clique)

Ele define o valor que o anunciante/comerciante está disposto a pagar por cada clique.

Então, como você pode lidar com a natureza mutável do RPM do AdSense?

Quanto maior o CTR e o CPC, maior será a receita. Você deve considerar principalmente trabalhar para melhorar a CTR do anúncio para aumentar seu RPM. Para melhorar a CTR também, fatores como posicionamento do anúncio, relevância e melhor conteúdo são significativos. Esses fatores são essenciais para melhorar a visibilidade do anúncio, o que resultará em CTR/CPC alto.

Para encerrar

RPM denota a possível receita que você pode obter ao levar em consideração o valor das impressões/visualizações de página. Não há um número fixo que diga "Este é um ótimo RPM". Depende absolutamente do tipo do seu site e dos números que apóiam seus anúncios (métricas, custos, estratégia de anúncios, etc.).

Também é uma métrica que ajuda os editores a identificar e comparar sua receita entre os canais. O único problema é que os experimentos precisariam de tempo e você precisaria de paciência. Quer você seja um editor do Google AdSense ou use redes de anúncios alternativas, as práticas mencionadas acima podem ajudá-lo a melhorar o RPM.

perguntas frequentes

1. O que significa RPM de página?

O RPM da página é a métrica usada para medir a receita total que um site gera para cada 1.000 visualizações em uma página.

2. Como você pode calcular o RPM da página?

A fórmula para calcular o RPM da página é:
RPM da página= (Ganhos estimados/número de visualizações de página)*1000

3. O que é vCPM?

vCPM (custo visível por milha) calcula a frequência com que o usuário visualiza um anúncio. Enquanto o CPM mede o custo de mil impressões, o vCPM mede o custo de mil impressões visíveis.

4. Qual é a diferença entre RPM de página e RPM de impressão?

O RPM de impressão calcula a receita real gerada para cada anúncio exibido ao usuário. Ele calcula a receita por mil impressões.

A RPM da página depende da RPM da impressão, juntamente com o número de impressões exibidas em uma página. Os editores devem prestar mais atenção ao RPM da página, pois é mais útil para otimizar layouts de anúncios.

5. Qual é a RPM média do AdSense?

O RPM médio do AdSense será diferente para cada editor e depende do nicho, do conteúdo do seu site e de vários outros fatores.

6. O que influencia o RPM da página do AdSense?

CTR e CPC são as duas métricas mais importantes que têm efeito direto no seu RPM. CTR e CPC mais altos resultarão em RPM mais alto, e é por isso que os editores são aconselhados a prestar atenção a essas métricas.